Conheça o Secretariado



O curso de Secretariado Executivo Trilíngue tem organização curricular que contempla conteúdos básicos, específicos e teórico-práticos, com a devida interligação. Os dois primeiros tratam de estudos relacionados às ciências sociais, jurídicas, da comunicação e da informação, as técnicas secretariais e de gestão empresarial.
Os conteúdos teórico-práticos dizem respeito aos laboratórios informatizados, com as diversas interligações em rede, estágio curricular supervisionado e atividades complementares, especificamente a abordagem teórico-prática dos sistemas de comunicação com ênfase em software e aplicativos. O objetivo do curso é formar um profissional que compreenda as necessidades do mercado em que atua, as mudanças sócio-econômicas e culturais da nova dinâmica global e que seja capaz de tomar decisões eficazes em busca do sucesso da empresa em que trabalha.
O objetivo do curso é formar profissionais proficientes, criativos, participativos, conhecedores da gestão estratégica, articuladores em negociações que precedem a tomada de decisões. Além disso, os profissionais formados deverão ser agentes facilitadores das relações interpessoais e intergrupais. Devem revelar, ainda, eficiente domínio de técnicas de sensibilização, dos diferentes meios de comunicação dentro e fora da organização, com os diversos grupos de clientes ou demanda sócio-empreendedora.
Na Universidade do Estado do Pará, o curso de Secretariado Executivo Trilíngue tem nota máxima no ENADE e 4 estrelas na Revista Guia do Estudante. O curso é seriado anual, tem 3.200 horas e a duração mínima de 4 anos e máxima de 8 anos. Para o processo seletivo são ofertadas 40 vagas para a capital e 40 para o interior (Barcarena), divididas igualmente entre PRISE e PROSEL. 

Atuação

O graduado pode atuar como secretário executivo trilíngüe em empresas e instituições nacionais e internacionais, organizando processos de trabalho, assessorando processos administrativos, coordenando setores de trabalho, participando de elaboração de projetos e mediando relações entre a empresa ou instituições e o público. Pode, também, atuar como profissional liberal, prestando serviços de assessoria, consultoria na área de comunicação em língua portuguesa e/ou estrangeira e outros na área de sua habilitação.

                           Resumo
  • CRIAÇÃO: Resolução CONSUN n.º 341 -13/08/99
  • RECONHECIMENTO: Portaria Ministerial - Mec n.º 479 de 28/11/03
  • ANO DE IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO: 2001
  • TURNO: Vespertino / Noturno
  • DURAÇÃO: Mínima: 4 anos /Máxima: 8 anos